domingo, 30 de outubro de 2011

Americanices que eu não gosto

Há "americaninces" de que não consigo gostar e estas estão hoje na berlinda.
Uma dessas americanices é o halloween, conhecida cá no burgo por festa das bruxas.
Cá em Portugal, a malta mascara-se de bruxa, esqueleto, bebe umas quantas jolas até se embebedarem e ficam a borregar num bar. Ou seja, amanhã vou ter a rua pejada de gaiatos bêbados que nem cachos...
Nos States a coisa já parece ser mais engraçada e os miúdos arranjam umas máscaras engraçadas, andam a brincar ao trick-or-treat e fazem as Jack-o-lantern.
Confesso que nunca festejei o halloween. Gosto de festas temáticas, mas embirro com esta. No entanto, no ano passado, fui "forçada" a participar.
No ano passado viva num condomínio em Campolide. Após jantar, e como já era costume, passei pelas brasas no sofá enquanto fazia zapping. De repente, toca a campainha. Acordei em sobressalto, não esperava ninguém. Quando abro a porta estavam quatro ou cinco crianças do prédio mascaradas que diziam "trick-or-treat". Como eram fofinhos e eu estava naqueles dias de "hoje jantei uma massa pejada de natas e gordura, mas amanhã começo uma dieta só de líquidos" lá dei aos putos as três tabletes de chocolate que tinha em casa. Escusado será dizer que os petizes adoraram.
Este é o relato da minha única experiência de festejos de halloween...
A outra americanice que não gosto, mas que vou ter que ir ao cinema ver para depois criticar ainda mais, é o Tintin, ou mais concretamente as aventuras do Tintin.
Ora bem, antes de mais devo avisar que sou uma adepta ferrenha do Tintin. Acho pinta àquela poupinha e às calças de golfista. Conheço todas as histórias porque já as li dezenas de vezes. Sei de cor todos os títulos e  todas as personagens. Até já li os Tintin's em francês! Quando era miúda tinha o relógio e uma camisola que custaram uma pipa de massa na loja que então vendia coisinhas do Tintin, nas Amoreiras.
Pois bem, em face do exposto, não considero minimamente correcto ter um Steven Spielberg a realizar um filme em que o Tintin fala inglês!! Desvirtualiza o encanto da personagem. E a tudo acresce o facto do filme ser em 3D, uma invenção brilhante mas que obviamente olvidou dos desgraçados como eu que têm que usar óculos para ver qualquer coisita à frente do nariz. O desconforto de ter os óculos colados aos dos 3D...vou fazer esforço porque a minha educação "Tintintiana" não ficaria completa sem ver este filme.
O Senhor Hergé deve estar às voltas na tumba...
E são estas as duas americanices que estão hoje na forja!

Sem comentários:

Enviar um comentário