quinta-feira, 31 de maio de 2012

Sugestões Le Cool


Sugestões da Le Cool prós catraios:

Porque as andanças culturais lisboetas não são exclusivamente para os graúdos, a Le Cool desta semana sugere que o Dia Mundial da Criança seja devidamente celebrado pelos petizes no Museu Coleção Berardo, no CCB, na Praça Império.
No dia 1 de Junho aquele Museu abre as suas portas para que os catraios lisboetas se divirtam à grande com os Contadores de histórias Rodolfo Castro e os Contrabandistas de Estórias, com a exposição de brinquedos artesanais e oficina Simão feito à Mão, com a Oficina de teatro de marionetas Teatros de Papel e A Tarumba, com o espectáculo – Oficina de percussão Drum Circle e Kula e ainda com o ensaio aberto da Big Band Júnior e Orquestra-Escola de Jazz.
Eu que já conto vinte e nove primaveras vou lá dar um salto…

E sugestões prós crescidos:

A Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, já nos habituou a um formidável “programa de festas”. E dia 4 do mês que amanhã começa, não é excepção…
Naquele dia, às 21 horas e 30 minutos, o Pequeno Auditório da Culturgest, sob o Comissariado de Pedro Costa, recebe o ciclo “Isto é Jazz?”, onde o trio composto pelo trompetista Nate Wooley, pelo baterista Chris Corsano e pelo contrabaixista Hugo Antunes, português radicado em Bruxelas, vai compor música em tempo real, integralmente improvisada!
Uma proposta musical singular para uma noite de segunda-feira diferente! 





quarta-feira, 30 de maio de 2012


Adoro a minha família de uma tal forma que não consigo expor em palavras.
Dava as pernas e os braços por eles e não dou mais nenhum membro, porque eles são muitos e ficavam-me com a cabeça.
Mas há dias em que são uns autênticos “pain in the ass”, isto é, uns chatos de primeira apanha.
Hoje foi um desses dias.
É que nem mesmo vivendo do outro lado da cidade, "deslargam"...
Ela liga chateada. Chateia o Pai. O Pai chateia-me a mim. Eu chateio a Mãe. E a Mãe há-de ir massacrar o juízo a uma outra filha, mais pró final da tarde.
Isto é o bom de sermos muitos (cada vez mais me faz sentido ter uma família grande). 
É que temos muita gente para aborrecer com os nossos “enormes” dilemas e agruras da vida e o “mal” espalha-se pelas aldeias…
Que seja sempre assim. Que sejamos sempre tão amigos e unidos, especialmente quando for para abespinhar… 

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ikea






De repente lembrei-me que preciso de umas fronhas, de umas capas de edredão e de umas almofadas novas lá para casa...e parece que a Ikea me andou a ler os pensamentos!
A partir de dia 1 de Junho, a Ikea lança a edição limitada de têxteis MYRLILJA,  desenhados por Lycke von Schantz.
Sábado de manhã já tenho programa...


“Toda a gente sabe que os homens são brutos
Que deixam camas por fazer
E coisas por dizer
Muito pouco astutos, muito pouco astutos”

E assim começa a música de Miguel Araújo, " Os maridos das outras".
Não sou uma crítica de música ou uma pseudo intelectual das artes, apenas sei do que gosto e do que não gosto, e desta música apenas posso afirmar que é admiravelmente horripilante!
Já sei que sou ouve quem quer...mas reservo-me ao direito de criticar, - em especial neste meu cantinho, - e depois de ter feito uma viagem Setúbal - Lisboa e ter ouvido mais de 5 (cinco !!!!) vezes esta melodia com uma das letras mais ridículas dos últimos tempos (se não mesmo a mais...), o meu direito à crítica duplicou!!!
Já ouviram a música? Já se aperceberam da letra?
Então ora bem, o Miguel Araújo canta que os homens são feios, são lixo, basicamente tudo o que de mau existe à face da terra, concentrou-se no género masculino…e podia continuar a tarde toda neste sucessão de disparates...
Mas é só a mim que me parece ser música/cantiga de mulher que levou com um belo par de cornos e transfere o seu “ressabianço” de quem a pisou para com "os homens", mas cantada por um homem?
Há coisas que me apoquentam…esta é uma delas! Ou o meu QI baixou a níveis surpreendentemente baixos ou o nível de estupidez musical em Portugal está a elevar-se para valores anormais…

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pois...


Depois do almoço, o mascanço da pastilha Gorila de mentol passou a ser um ritual. A senhora da caixa já sabe que tem que acrescentar mais dez cêntimos ao total da conta, à pala do meu vício!
Há uns dias pensei cá para comigo que este ritual de mastigar pastilha tinha que acabar. Para além de ser feio andar a mascar pela rua fora, as pastilhas Gorila foram concebidas para crianças ou adolescentes.
Parece que os senhores da Gorila ouviram os meus pensamentos !!! 
Agora há Gorilas para adultos !!! Yeeeaaahhhhh.... (isto é ser feliz com coisas simples...)





Sítios onde não me importava ferrar uma sorna...







sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pressionar ou "arrelvar" ?

O Ministro Relvas diz ter sido pressionado pela jornalista do Público, Maria José Oliveira, a responder a uma questão, em 32 minutos (quem me dera terem sido concedidos mais uns quantos minutos para responder a uma questão na altura da faculdade...).
O dito sentiu-se pressionado e acabou por fazer queixinhas à Editora daquele jornal.
Parece que as queixinhas não foram bem sucedidas e temendo que a notícia fosse publicada, Miguel Relvas terá pressionado a dita jornalista com a exposição na internet de pormenores da vida privada.
Esta novela mexicana já dura há mais de uma semana e, até momento, parece-me que quanto mais falam, mais se enterram.
Gosto de pensar que vivemos numa sociedade livre e democrática, em que cada um pode escrever e pensar de acordo com as suas convicções e ideais, mas ao passar os olhos por estas notícias e por este "diz que disse" , só me vem à cabeça (não à memória porque ainda cá  não andava) o "famoso" lápis azul usado pela censura da PIDE. 
Não tarda nada as notícias/entrevistas/respostas a questões, têm que passar pelo crivo de Miguel Relvas e este, com o seu lápis azul, ou as aceita ou as "arrelva"...


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Feira do Livro Anarquista


Numa altura de pré, senão mesmo, falência da sociedade, tal como a entendemos, urge debater sobre a transformação de valores e de ideais, que poderão conduzir à criação de uma sociedade mais equilibrada e justa.
Nos próximos dias 25 a 27 de Maio, a partir das 10 horas, terá lugar a 5ª Edição da Feira do Livro Anarquista, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa (no Largo da Academia Nacional de Belas Artes, no Chiado).
A Feira do Livro Anarquista oferece, para além da venda de livros relacionados com o tema que a motivou, a exibição de filmes e curtas-metragens, um espaço de confraternização e câmbio de ideias, workshops, promoção de publicações independentes, “conversas” sobre decrescimento e autogestão.
Numa altura de crise económica, financeira e de valores, urge mudar algo!


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Biba Portugal !

A Seleção Portuguesa de Futebol, - juntamente com o treinador, o treinador-adjunto, o João Pinto, os massagistas, os técnicos disto e daquilo, o Humberto Coelho, o senhor que distribui as t-shirts oficiais da Nike aos jogadores, o senhor que encaminha os jogadores ao quarto, o motorista, e mais sei lá quantas pessoas que ali estão a viver uns dias à grande e á francesa e sem fazer nestum, - começou o estágio de preparação para o Euro2012, num hotel com aspecto de ser bem simpático ali para os lados de Praia d'El Rey, em Óbidos.
Embora seja uma adepta ferrenha do Clube de Futebol Os Belenenses e gostar bastante de ver futebol, confesso que esta histeria em torno da Seleção parece-me ridícula, totalmente descabida !
A brincar, a brincar, ontem à noite, a seguir ao telejornal, a televisão conseguiu arranjar um programa (com cerca de 20 minutos) onde basicamente se viu:
- os jogadores chegarem ao tal dito hotel nas suas mega viaturas de luxo;
- os jogadores a tirarem da bagageira o trolley Vuitton ou a mala Gucci a atirar para o abichanada;
- os jogadores a levaram debaixo da axila o pequeno nécessaire Vuitton (nunca percebi porque não levam aquele artigo dentro das malas);
- os jogadores a celebrarem o aniversário com umas flutes de champagne;
- os jogadores a mostrarem os quartos
- O Cristiano a fazer caretas para a câmara; e

...e penso que já chega !
Já transmiti o gabarito e interesse jornalístico do dito programa !
Fiquei sem saber se os jogadores estão em boa forma, se estão aptos para jogar à séria, enfim...tenho que regrar este meu lado picuinhas...





:)


Alface oferecida pelos meus queridos vizinhos do andar de baixo.
Rúcula e coentros da minha horta na varanda!!
Uma verdadeira salada auto sustentável !!
Como a crise já se refastelou na casa de muita gente (e nunca se sabe se gostará do meu sofá), o melhor é começar a ser auto sustentável, produzir os meus próprios legumes e fruta (tenho tangerinas, nêsperas e 1 morango para a troca) e qualquer dia ainda hei de ter galinhas a pôr ovos e ao fim de uns meses...tacho!
E viva o campo na cidade !!!

terça-feira, 22 de maio de 2012

60 !!!

Caros Seguidores,
De repente já somos


E com perto de 25 mil visitas !!!!

Muito obrigada !!!!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

E ainda...


... Os Globos de Ouro não seriam os mesmos sem estas duas matrafonas ! Isto sim é que espectáculo !

Globos de Ouro

Ahhhh...de repente pensaram que ia publicar meia dúzia de vestidos que ontem bambolearam na passadeira vermelha ou que ia fazer graçolas com o facto da mulher do Villas Boas ter uma parecença do caraças com a Pipoca mais doce ou que a Soraia Chaves deu uma de Angelina Jolie com uma phrostesis leg...
De relevante, - pelo menos para mim, - foi a Sandra Faleiro ter recebido o Globo de Ouro de Melhor Actriz de Teatro, na peça "Quem tem medo de Virgina Wolf" ! 
Consegui ver a peça no Teatro Nacional D.Maria II e foi a-bso-lu-ta-men-te espectacular...

domingo, 20 de maio de 2012

Daqui a nada começa mais uma gala dos Globos de Ouro, na SIC. Aliás, de acordo com o relógio no canto superior direito do ecrã, faltam 1 hora e 36 minutos !
Confesso que nunca segui pela televisão estas "galas", embora goste de acompanhar o rescaldo, que consiste basicamente em comprar as revistas do costume para ver as vestimentas (que é como quem diz reunir uma pandilha cá em casa para comentar as mamas falsas de fulana e o vestido pavoroso de sicrana).
Há uns anos e muitos kilos atrás fui convidada,  e fui, - que esta menina vai a todas, - para ir a uma destas galas ! Achei pavoroso e entediante e a verdade é que nunca mais me apanham numa noite-em-que-no-dia-seguinte-é-dia-de-trabalho a deitar tarde...
Vamos lá ver como é que a "coisa" corre este ano, se bem que no intervalo do Hidalgo já vi uma piquena de vestido rosa tomara que caia, com um braço carregadinho de celulite, o que desde logo não é bom presságio ! 
(Claro que não sou uma deusa sem celulite...mas sempre tenho um bocadinho mais de decoro).
Bem...vou preparar o estaminé para ver a "grande gala", pequenina ao estilo português...



Picnic indoors


A ideia surgiu a meio da semana (quando se sentia aquele calor abrasador e céu limpo) ! Um picnic com a "família" toda, cheio de comida, ali para os lados da Tapada das Necessidades !
O São Pedro não gostou da conversa e toma lá de pluviosidade com fartura !
Deixarmos de estar juntas não era opção, por isso lá se reuniu a malta habitual para umas quantas chávenas de chá, bola de carne, muffins de chocolate, chourico, broa...
Um verdadeiro picnic indoor !

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Senhor Stress

Ele há dias em que nem mesmo aqui acho que conseguiria fugir ao stress...aliás, ao Senhor Stress..



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sugestões Le Cool


Saíram-me na rifa uns pais que adoram livros sobre tudo e mais alguma coisa e em várias línguas para emaranhar um pouco mais, cristais dos anos 20, antiguidades, majólicas, brinquedos antigos, velharias, móveis usados, faianças da Secla, Vista Alegre e Bordallo Pinheiro.
Lá herdei o gosto pelas relíquias e parece que bastantes lisboetas também, pois os mercados e feiras de peças antigas nascem que nem coelhos pela nossa cidade fora.
Esta semana dou-vos a conhecer a Feira de Artesanato de São João de Deus, que terá lugar no dia 19 de Maio, das 10 às 18 horas, na Avenida de Roma, perto da Estação da CP Roma.
Parece-me um bom programa para sábado…


O que têm em comum Marie Err, Pedro Zamith, Miguel Ayako, Paulo Arraiano aka Yup, Hugo Makarov, Angela Ferreira aka kruell, Gonçalo Mar, Pedro Campiche aka Corleone, Diogo Machado aka Add Fuel to the fire, Nuno Raminhos, Wasted Rita e Laro Lagosta ?
E o que têm em comum o street art, a arte urbana, ilustração, design gráfico, grafitti ou banda desenhada?
Bem, a partir de 19 de Maio e até o dia 30 de Junho, das 14 às 18 horas, a Galeria Influx, ali para os lados do Lumiar (Rua Fernando Vaz, 20 em Lisboa) abre portas para dar a conhecer aos lisboetas uma nova abordagem na arte urbana contemporânea.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Conversas da treta

Eu: " Então e quando é o casório?"
Ele: " 21 de Abril."
Eu: " Então mas vais casar e andas no engate?"
Ele: " Pois...sabes como é..."
Eu: " Sei?"
Ele: " A malta chega a uma altura em que tem que se casar..."
Eu: " Ok...eu não penso assim e francamente não compreendo..."
Ele: " Há-de ser giro!"

Love


Acho que o Amor anda zangado comigo...

terça-feira, 15 de maio de 2012


O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais, há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesmo compreendo, pois estou longe de ser uma pessimista; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que se não sente bem onde está, que tem saudades... sei lá de quê!

Palavras da Florbela Espanca que bem podiam ser minhas, se eu soubesse e conseguisse escrever metade do que ela escreveu...


Li hoje numa revista cor-de-rosa que a modelo transexual Lea T fez a sua primeira aparição na passerelle depois de concretizada a operação de mudança de sexo.
Mais uma notícia que interessa “práxuxu”…
O que me chamou a atenção foi o facto da miúda, - que por sinal é um mulherão de primeira categoria, - ser filha do ex-jogador Toninho Cerezo.
Fui catar assuntos relacionados com transexualidade e, basicamente, refere-se à condição do indivíduo que possui uma identidade de género diferente da designada no nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceite como sendo do sexo oposto.
Esta é a versão “wikipédica” da “coisa”.
Em bom rigor, é um ente que fisicamente vem ao mundo como homem ou mulher, mas que se sente do sexo oposto.
Mas a wikipédia olvidou uma pequena (grande) minudência!
O transexual tem que ser filho de jogador de futebol… passo a explicar!
A “nossa” Filipa Gonçalves é filha do ex-jogador benfiquista Néné.
E a modelo Léa T (o mulherão na imagem) é filha do ex-jogador Toninho Cerezo.
Eu não acredito em coincidências e este acaso futebolístico não deve ser deixado impune…

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Doormat ou capacho


Parece que a palavra capacho não entra no dicionário de muito boa gente...e estamos a falar de pessoas amigas, ou seja, com uma inteligência e cultura superiores à média nacional, - requisitos mínimos exigidos para terem o meu coração...e mesmo assim houve três amigos que não sabiam o que era um capacho !
Ora bem, um capacho é um doormat, um "tapete" daqueles que toda a casa portuguesa tem que ter em qualquer entrada, como este comprado via facebook à loja Eva Allard na Malveira da Serra... 
Tão engraçado que não vai conseguir cumprir a sua função de capacho, não vá a vizinhança também o achar engraçadito...
Fica na sala com entrada para a varanda ! Quem gosta ??


Sassetti

Foi através da actriz Beatriz Batarda que conheci o talento de Bernardo Sassetti. Eram marido e mulher.
Conheci-a há já alguns anos, em casa do Zé Laranjo, meu Padrinho, em Londres, onde se encontrava a rodar uma série para a televisão inglesa.
Soube que o marido, Bernardo Sassetti, era pianista e compositor de música jazz, e a partir daí, fiquei fã.
Hoje, com 41 anos, ele morre.
E Portugal fica um pouco mais pobre.


Sugestão Le Cool



Desde pequena que as marionetas exercem em mim um fascínio extraordinário e desde que o Museu das Marionetas se mudou para o Convento das Bernardas em Santos e se tornou meu vizinho, o encantamento aumentou…
Como o gosto pelas marionetas não é meu exclusivo, de 4 a 20 de Maio, tem lugar o 12º Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas (FIMFA LX) e em diversos sítios de Lisboa, as marionetas vão “atacar”.
Ao abrigo do FIMFA, há que destacar o espectáculo Dans L’OEIL du Judas, com as marionetas francesas do Théatre du Rigissant, nos dias 11 e 12 de Maio, às 21h00, na sala principal do Teatro Municipal de São Luiz.
Morte, solidão, amor, tragédia e espíritos malignos dão o mote a uma noite animada, na companhia das marionetas, que diz falarem português e francês.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Le Cool - Hamlet


Hamlet é uma tragédia escrita entre 1599 e 1601. Esta peça de Hamlet tem início no dia 10, quinta-feira, e prolonga-se até ao dia 27 de Maio, de quarta-feira a domingo, às 21h30.
Hamlet tem início no Castelo de Elsinore, o Castelo Real Dinamarquês. Esta peça de Hamlet tem lugar no Teatro da Garagem ou Teatro Taborda, ali para os lados da Costa do Castelo, 75 em Lisboa.
Hamlet foi escrito por William Shakespeare. Esta peça de Hamlet foi encenada por Carlos J. Pessoa.
No clássico de Shakespeare, o protagonista é o Príncipe Hamlet de Dinamarca, filho do recentemente morto Rei Hamlet e sobrinho do Rei Cláudio, comorando com Polônio, conselheiro-chefe de Cláudio, Laertes e Ofélia. A peça que estreia na próxima quinta-feira conta com as interpretações de Ana Palma, André Almas, Emanuel Arada, Joana Liberal, José Neto, Maria João Vicente, Miguel Mendes, Nuno Nolasco e Nuno Pinheiro.
Ir ou não ir, não é uma questão!


terça-feira, 8 de maio de 2012

Lagoa Azul - versão 3ª idade


Brooke Shields é, - e sempre será, - aquela piquena que protagonizou o filme Lagoa Azul, cobrindo a patareca com uns calções "afraldados" (para dar o ar que está numa ilha deserta, e em boa verdade, estava) e as mamocas com as suas longas melenas com madeixas californianas (muito em voga ainda nos dias de hoje). 
Ela era a menina que desconhecia o amor e se apaixonou pelo único rapaz disponível na ilha, o primo! E lá para o Lagoa Azul II já era uma teenager com as hormonas aos pulos, que emprenha do primo, e por fim têm o filho e são resgatados...uuuffff, - enfim, não fosse o filme mais visto por mim, pela Fi (na casa dela quando tínhamos gazeta do Colégio) e pelo Pepas e diria que era uma estupidez pegada de filme.
Em bom rigor, não vejo os "Lagoa Azuis" há uns bons anos, mas hoje deparei-me com uma imagem da Brooke Shields com 46 anos e de bengala, na gala anual MET.
Ela está velha, mas pelos vistos eu também que me lembro dela em versão teenager inconsciente...

Entregues à bicharada

O "Á" deixou o "H" em casa.
O pneu suplente deu lugar ao pneu SUBESELENTE !
"HÁDES ver se eu não tenho razão..." grita a peixeira
O pretérito perfeito do verbo ir ganha um "s" e...já FOSTES !



Ajusto os óculos.
Limpo as lentes.
Coloco os óculos.
Não, está mesmo mal escrito...

Vou buscar cotonetes.
Limpo o cerume das orelhas.
Cotonetes no lixo.
Não, afinal não é dos meus ouvidos...


Lauren Elan







segunda-feira, 7 de maio de 2012

Laranja mecânica



Lembro-me de ver este filme há uns bons anos atrás. Naquela altura em que só havia um ou dois canais, em que a transmissão acabava com o hino nacional, lá para a meia noite ou uma da manhã. Lembro-me que estava no período das férias grandes, a passar férias em Colares (as memórias que o cérebro decide gravar são do caraças...).
Devia ser muito miúda quando o vi, pois a ideia que mantive desde então era de que o filme Clockwork Orange - ou Laranja Mecânica - era um filme pornográfico e perturbador. 
No sábado decidi rever esse clássico, - afinal de contas um filme com a assinatura de Stanley Kubrick tem que ser visto com olhos de ver.
Não deixa de ser um filme perturbador e em certa medida pornográfico, pelo menos tem muitas maminhas e ratitas à mostra, - sim, sou um bocado a atirar para o conservador, - mas a música, actores, cenários, figurinos, enredo valem a pena o "choque" em certas cenas !
Uma coisa é certa, não vou ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven da mesma forma... 

sexta-feira, 4 de maio de 2012


"Estar ou não estarmos sozinhos?...

Se por um lado gostava imenso de partilhar a minha vida com alguém com quem me identificasse e sentisse que era aquela a "tal" com que desejava passar o resto dos meus dias, por outro lado sinto que cada vez mais prezo o meu espaço, a minha "independência", a minha "liberdade". Sei que é normal sentir isto. É comum ouvir-se dizer que as pessoas quando se habituam a viver sozinhas e ter o seu espaço, depois têm dificuldade em abrir mão dele. Existem vários testemunhos nesse sentido.
Considero até, que de certa forma é um sinal positivo pois significa que estamos bem connosco próprios sem precisarmos dos outros para que nos sintamos felizes.
No entanto, continuo a acreditar que seremos ainda mais felizes se encontrarmos a tal pessoa com quem possamos partilhar as nossas alegrias nos bons momentos mas também as tristezas naqueles momentos menos bons e que são inevitáveis no decorrer das nossas vidas.
Agora, o que cada vez tenho mais certeza é que só abrirei mão da minha independência e do meu espaço, caso surja alguém que seja mesmo especial e que eu sinta verdadeiramente que é com aquela pessoa com quem quero ficar. 
Se o tempo por um lado torna-nos mais flexíveis em relação a determinados aspectos da vida, por outro torna-nos mais exigentes em relação a outros. 
Só vale a pena partilharmos a nossa vida com alguém se for para sermos mais felizes, doutra forma mais vale continuarmos "sozinhos"."


Não sei que é o autor, mas gostei e partilho !

Happy B-Day Keith Haring