quinta-feira, 22 de março de 2012

Li hoje no diário Público uma notícia que me deixou algo desassossegada.
Ora, quem me conhece sabe da minha ascendência asiática e consequente veneração pela sopa de barbatana de tubarão. Sim, falamos de sopa de barbatana de tubarão, mas da autêntica, aquela com a barbatana do bicho finamente desfibrada e com uma textura gelatinosa. Não, não estamos a falar do caldo com fios de massa de arroz que se come na maior parte dos estabelecimentos de restauração com empregados de origem ocidental e que enfeiram a clientela sob o nome da outra sopa!
Em Lisboa (e arrebaldes) só comi esta maravilha em casa da minha Avó, no Mandarim no Estoril e no restaurante ali para os lados da Avª. Almirante Reis…
Ora bem, a noticia que prendeu a atenção, - não foi a greve geral de hoje, nem a reabertura de inquéritos do tempo da Maria caxuxa e nem mesmo o Ronaldo ter sido visto com uma modelo espanhola numa discoteca, - e constituiu uma autêntica surpresa:
- Portugal está em 16.º lugar na tabela mundial de capturas de tubarões, com mais de 10 mil toneladas por ano;
- As barbatanas e a carne do tubarão são vendidas no mercado português sob a designação de cação! Daqui se retira que vou deixar de comer a também admirada sopinha de cação com coentros (posso estar a comer um tubarão e não sei…).
Finalmente, a minha surpresa: Portugal tem tubarões? É que com tantos quilómetros de costa, convinha saber onde é que eles gostam de nadar…

Sem comentários:

Enviar um comentário